HISTÓRIA




Fonte: Autor do Bloger

ÍNDIOS CATAGUASES

    Os índios Cataguases dividindo-se em varias tribos vindo do atual estado do Ceará devido à ação dos bandeirantes, espalhou-se pelo território de Minas Gerais, formando grupos que se esconderam e encontrando na região de Carmo da Mata condições ideais para sua permanência, tais como boa água e território para caça e pesca. Os Cataguases era a tribo mais temida pelos bandeirantes, com fama de terem hábitos cruéis e até mesmo antropofágicos.
    Com a procura de escravos indígenas entorno 1676 Duarte Corrêa Vasques e posteriormente Lourenço Castanho Taques “Lourenço o Velho” dispersaram os Coroados que seguira o rumo de Goiás restando alguns poucos que se esconderam nas matas da região, onde diminuíram seu território para a região de Piumhi e Tamanduá.
    No território de Carmo da Mata foram encontradas varias peças de cerâmica e pedra, como pedras polidas de diversas formas, machadinhas, vasos de cerâmica, entre outros. Estes índios viveram por volta dos séculos XVI e XVII.

Fonte: Secretaria da Cultura em 01/10/1999  




SESMARIA



    O sesmeiro Ignácio Affonso Bragança pisou pela primeira vez na encantada Boa Vista, quando teve a necessidade de encontrar terra para organizar seus escravos e pastagens. Ele veio de Brumado até a Picada de Goiás, antiga cidade de Oliveira e conseguiu, através de amigos feitos por lá, a informação de que havia um lugar onde a paisagem deslumbrante estava presente. Logo, queria a posse dessa terra boa e firme que margeava o rio boa Vista e seus afluentes. Então, no dia 26 de maio de 1753, Ignácio Affonso de Bragança conseguiu a carta de Sesmaria aprovada pelo tenente coronel José Antônio Freire Andrade. Assim a partir do primeiro documento da historia desse lugarejo rodeado de verde e água cristalina surgiu Mata do Rio Boa Vista e logo depois passou a se chamar Ermida da Mata da Senhora do Carmo, nome que traduzia bem a época da pureza e devoção a nossa Santa padroeira. Ruas iam se formando, expandiam-se as construções, a cidade ia tomando forma e mais uma vez muda seu nome para Mata do Carmo até o retoque final e especial que fica no coração de cada carmense, esse nome bonito e pequeno como o lugar de origem Carmo da Mata.

Fonte: Professor Nemer Jeunon Gaipo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.